27/06/2012

Você é movido pelo medo ou pelo amor?


Divido com vocês um texto maravilhoso que li em um livro, e me fez pensar muito... Um momento de reflexão :)


"O medo é provavelmente a energia negativa mais poderosa que nós temos. Ele possui força para emaranhar mentes e até mesmo para estagnar a vida. A vida consiste em uma série de escolhas. Cada escolha reflete uma crença baseada em quem nós somos, como queremos viver e como queremos ser percebidos. Se escolhermos amar, estaremos usando a energia natural da vida. Se escolhermos o medo, estaremos operando em um estado antinatural. O amor é a energia que une todas as coisas. O medo separa.

Examine um período específico da sua vida em que você precisou fazer uma escolha muito importante (como casar-se, divorciar-se, mudar de casa, trocar de carreira ou ter filhos). Como foi feita a sua escolha? Ela se baseou no que esperavam de você ou você realmente amava o que decidiu fazer? Em outras palavras: suas escolhas foram determinadas pelo medo ou pelo amor? Muitos fazem certas escolhas motivados pelo que os outros esperam deles. Como desejamos ser amados por nossos entes queridos e aceitos na sociedade, violentamos nosso desejo natural e deixamos de fazer o que nosso espírito realmente deseja.

Se você descobrir que tomou decisões motivadas pelo medo, saiba que não é possível ser feliz assim. O medo normalmente faz com que tudo se desequilibre: as coisas não parecem se encaixar e você se sente deslocado. Talvez até sinta que está desperdiçando uma grande parte da sua vida. A energia do medo paralisa. O oposto também é verdadeiro. O amor faz com que a energia circule livremente pelo corpo. Quando você escolhe o amor, fica feliz.

Percebo que quando as pessoas tomam decisões importantes com base no medo, ele penetra em todos os aspectos de suas vidas. Essas pessoas têm o que costumo chamar de "vidas baseadas no medo", o que significa que todos os seus pensamentos e suas perspectivas de vida são de medo e de inadequação. Volto a repetir: todo pensamento é baseado no amor ou no medo. Quando a sua energia é baseada no medo, você atrai outras pessoas do mesmo nível. Assim, nada será honesto em sua vida e aqueles que você atrair não serão pessoas realizadas. Apesar de às vezes uma solução baseada no medo parecer mais fácil, ela será acompanhada de uma dor e de um sofrimento que só lhe farão mal. Desde cedo, quase todos nós fizemos escolhas a partir do desejo e das crenças de nossos pais. Muitas vezes continuamos assim no correr da vida, até tomarmos consciência do nosso próprio desejo e das escolhas e decisões a que eles nos levam. Será que todo medo é ruim? Com certeza, não. Há o medo saudável e o medo doentio. Se estou dirigindo em uma estrada e percebo que o motorista à minha frente está se movendo em ziguezague, eu me afasto dele por medo de que ele perca o controle e bata em mim. Este é um medo saudável, porque me leva a proteger minha vida. O medo doentio é provocado por fantasias ou pela obsessão em relação a coisas que não podemos controlar. São medos que paralisam e que impedem nosso crescimento. 

Antes de tomar qualquer decisão, pare e reflita: estou sendo movido pelo amor ou pelo medo?"

James Van Praagh



Um comentário:

Rosi Silva disse...

muito bom mesmo*
beijos