07/06/2012

Sobre ter Fé.


*Obrigada a todas as mensagens de Boas Vindas, estava sentindo falta disso :)



"Minha vó Edith era minha confidente desde os tempos de criança. Pra ela eu contava qualquer tipo de coisa com o coração todo aberto, porque eu sentia de forma muito clara a facilidade e o acolhimento com que me ouvia. Um bom confidente, às vezes, é apenas aquele que nos deixa livres para dizermos tudo o que quisermos sobre nós, inclusive bobagens das quais talvez nos arrependamos logo depois de dizê-las.

Ela ouvia e eu saboreava a oportunidade daqueles instantes com o mesmo contentamento que sinto até hoje diante da certeza de cada bom e raro confidente que a vida me traz. Uma frase que, depois de tantos anos, ainda ouço, muito nítida, toda vez que meu coração bate mais forte por algum encanto: “Peça a Deus para que aconteça o que for melhor para você, porque Deus sempre sabe o que é melhor para nós; a gente, não.” 


Às vezes, queremos tanto o que queremos que não passa pela nossa cabeça que talvez isso possa não ser tão bacana para a nossa vida como a força do sonho faz parecer. Queremos somente o nosso desejo atendido e ponto, sem delongas. Não dizia para ela, mas geralmente eu achava mais tranquilo não pedir, não. 

Olhando para trás, porque às vezes só bem mais a frente conseguimos entender certas coisas do passado, eu percebo que, em vários momentos, ainda que eu não pedisse, parece ter acontecido o que Deus sabia que era melhor para mim e não o que eu superficialmente imaginava saber. Percebo que em algumas circunstâncias em que cheguei a lamentar pelo insucesso de planos que eu considerava os melhores do mundo, eu estava, na verdade, sendo poupada de encrencas das grandes. Hoje, eu entendo que quando a minha vó dizia aquilo ela estava apenas sugerindo, com outras palavras, que eu tivesse fé. Essa entrega diante do desconhecido. Essa possibilidade de soltarmos o suposto controle que acreditamos ter. Esse sentimento de que fazemos parte de uma inteligência que tudo toca, ama e conhece. Essa humildade para reconhecermos que na esfera da nossa mente mais grosseira nós sabemos muito pouco, quase nada. Essa confiança de que acontecerá realmente o que for melhor para nós, ainda que no tempo de cada acontecimento, tantas vezes cegos pelos nossos desejos, não possamos entender o que somente a nossa alma sabe.

Deus e a nossa alma vivem em contínuo diálogo desde os tempos mais remotos. São confidentes um do outro. Sabem segredos preciosos que não nos contam enquanto não nos for possível entendê-los. Veem cada fato sob uma perspectiva pela qual muitas vezes ainda não sabemos enxergar. Conhecem o jeito como as peças se encaixam, enquanto nos desgastamos tentando encaixá-las de qualquer maneira, com sofreguidão, para atender aos nossos interesses imediatos, mesmo que, restritos pela urgência dos seus apelos, não tenhamos visão do panorama real. 


A fé é um exercício pra vida inteira. Muitas e muitas vezes, eu me distancio incrivelmente dela, achando que posso resolver tudo sozinha. Não é raro nessas ocasiões, na verdade é bastante comum, eu me atrapalhar toda num turbilhão de emoções que me drenam a energia e o sorriso. Mas, toda vez que consigo acessá-la, de novo, tudo se modifica e se amplia na minha paisagem interna. Na fé, eu sou capaz de me dizer, com amorosa humildade, que grande parte das vezes eu não sei o que é melhor para mim. Eu não sei, mas Deus sabe. Eu não sei, mas minha alma sabe. Então, faço o que me cabe e entrego, mesmo quando, por força do hábito, eu ainda dê uma piscadinha pra Deus e lhe diga: “Tomara que as nossas vontades coincidam”. Faço o que me cabe e confio que aquilo que acontecer, seja lá o que for, com certeza será o melhor, mesmo que algumas vezes, de cara, eu não consiga entender. "


Recebi essa mensagem de uma pessoa muito especial e gostaria de compartilhar com vocês, porque tenho certeza que muitas se identificarão com o texto :)

 

13 comentários:

Gi Mariano disse...

Texto lindo Jaque linda!! Já tava com saudades viu moça! Fé sempre!
Bjo
Gi

Alana Tenório disse...

Quantas vezes passei por isso tbm... A gente com o tempo começa a entregar tudo nas mãos de Deus, porque vão acontecendo coisas ao longo da vida que nos faz enxergá-la de outra forma e começamos a ter a certeza que Ele sempre quer a nossa felicidade!
Bjus

Socorro Melo disse...

Oi, Jaque!

Que bom que você voltou! Fiquei feliz por isso.
Se me identifiquei com a mensagem? Completamente. Eu não escreveria melhor, sobre o meu próprio sentimento. E é assim mesmo, a fé nos move. Entregamos-nos a Deus, ao mesmo tempo que torcemos para que ele faça acontecer o nosso desejo... Mas, o futuro sempre nos reserva a boa surpresa de saber que Deus, sempre está certo. Confiemos nele, de forma absoluta, e com certeza seremos felizes e prósperos.

Grande abraço
Socorro Melo

Valéria disse...

Oi Jaque!
Que lindo! Amei!
É isso mesmo, me identifiquei demais, tenho muita fé, mas sou imediatista neste sentido, desejo e quero ser atendida sem pensar se aquilo é mesmo importante, espero sempre que seja, quero que seja, e torço para que Deus sinta o mesmo.rsss
Beijinhos e um fds iluminado!

Silvana Alves disse...

É, Jaque, Deus é soberano e sempre sabe o que é melhor pra gente. um beijo bem doce e bom fim de semana.

Dri Andrade disse...

Ta tudo lindo amiga sua cara mesmo bjs

Alana Tenório disse...

Jaqueeee... adorei o novo visual do blog!! =)
Bjus

Ninna Oli disse...

ah amiga, me faz imensamente feliz ver que te agradei! ainda mais nesse recomeço!! Conta sempre comigo!! beijooo minha lindaa

Micha Descontrolada disse...

o lay tá lindoooooooooooo!!! amei!!!

texto perfeito. eu penso assim. Deus sabe o q faz!!!

Beijossssssss
┌──»ʍi૮ђα ツ

Gisley Scott disse...

Post lindo! Me indentifiquei bastante, principalmente com algumas coisas na minha vida que não sairam do jeito que eu queria, mas definitivamente saiu do jeito Dele! E o jeito Dele foi tão melhor, pq do jeito Dele tem paz, amor, tranquilidade. Do meu jeito tem muita labuta, muito esforço e nenhum progresso.

Quando eu aprendi a vê-lo como Ele realmente é, e eu como realmente sou, fui capaz de me render e dizer: Rapaz, não dá pra mim não! Vou deixar Deus ser Deus :)!

Bjs!

Gisley Scott
www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

Gessica Morais (Kinha) disse...

Mensagens lindas que sempre melhoram o meu dia..
Além do visual novo do blog que ficou um arraso!!
;)

Luma Rosa disse...

Jaque, seja bem-vinda novamente... O texto é para pensar! Se temos ou não confidente em carne e osso? Não costumo trocar confidências, por que acho que não tenho nada confidencial! (rs*) Mas quando é para falar dos meus botões, falo com Deus. Ele me escuta e me atende, sempre foi assim. Faço isso a noite quando vou dormir em minhas orações e logo pela manhã tenho as respostas.
O novo layout ficou muito bonito! Quase voltei achando que tinha entrado no blogue errado :)
Boa semana!!
Beijus,

Alana Tenório disse...

Oi Jaqueeee!! Eu não tenho facebook não... =/
Aqui começou a época de chuva, mas só chove um pouco e depois faz sol... de vez em quando fica um tempinho mais agradável, mas não chega a fazer frio não... =)
Bjus