24/03/2012

Etiqueta virtual

Publiquei esse texto no meu outro blog, e agora gostaria de compartilhar com vocês aqui. Bom final de semana!



Com certeza muitos de vocês já viram essa frase em algum lugar, em determinado momento da vida. Ela foi escrita por José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza, uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que tornou-se conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba. Essa é a mais conhecida.

Mas o que isso tem a ver? Com ele nada, mas é aqui que começo o meu post. Antigamente, quando não existia essa loucura de internet, éramos cobrados por nossos pais e tínhamos que ser educados, sempre agradecer e pedir licença. Ok, acredito que muitos (infelizmente nem todos) aprenderam isso e trouxeram para o mundo virtual.

Pois é, eu disse QUASE todos. Quem tem blog, fica frequentemente na internet já deve ter visto, presenciado ou até sido vítima de falta de educação de algumas pessoas. Depois que as redes sociais bombaram e viraram vício muitos aparecem simplesmente pra criticar, humilhar e atormentar. E geralmente fazem isso como anônimos. Claro, é mais fácil criticar  e sair correndo do que dar a cara à tapa. 

Sempre existiu e sempre existirá pessoas com pensamentos diferentes, opiniões variadas. Isso é normal, não é mesmo? Percebo bastante que nos blogs isso ocorre com mais frequência. Basta você colocar uma opinião sua pra aparecer alguém criticando. OPINAR de maneira sensata e educada até vai, mas na boa? Eu acho que se não tem nada de bom pra falar, fica quieto! O blog é uma página pública sim, mas o dono sabe exatamente o que deve ou não postar. Não concorda? Melhor não opinar pra não arrumar confusão. Porque nesse vai e vem as pessoas acabam falando coisas absurdas e sem nexo. Porque no começo é até fácil ignorar, mas chega uma hora que ler tanta besteira acaba nos tirando do sério. E é aí que caímos na bobeira de responder, cutucar e o que era uma gotinha acaba virando um oceano.

Aí você me pergunta, e a liberdade de expressão, onde fica? Continua onde sempre esteve. Você tem algo pra falar? Faça e aconteça no seu espaço. Não tente arrumar confusão discordando e criticando as pessoas em seus blogs. Isso é muito chato! O que você vai ganhar mentendo a boca no post alheio? Nada. Não podemos obrigar as pessoas a pensar iguais a nós, então RESPEITE. Simples assim. 

Só uma dica: Ser do contra e sair criticando os outros como anônimo não é legal. Vamos tentar manter a paz, e acima de tudo RESPEITO na internet. Porque tenho certeza que se você teve uma ótima educação em casa isso não é tão difícil assim :)

14 comentários:

chica disse...

Esse texto é lindo, já o conhecia e realmente RESPEITO em tudo é preciso e aqui na blogosfera e internet, não pode ser diferente!! beijos,tudo de bom,chica

Alana Tenório disse...

É, concordo com tudo! Se a gente lê uma coisa e não concorda, então é melhor nem comentar né? Vendo essa imagem lembrei da música da Marisa Monte... linda a música né?
Bjusss!! =*

Iza disse...

Oi!

Concordo com você.

Eu gosto muito de temas polêmicos, mas procuro comentar um tema polêmico apenas nos blogs de quem conheço há mais tempo, pois posso me inflamar a aí a pessoa já me conhece e nunca leva para o lado pessoal.

Mas não tive grandes problemas em meus blogs com anônimos. Prefiro escrever de uma forma mais gentil mesmo quando estou criticando algo.

Beijos e um ótimo domingo.

Rosi Silva disse...

mais que concordo se a gente vê algo que não concordamos ou não damos o valor necessário e melhor ficar quieto como se diz se não tem nada pra falar é melhor ficar calado..

beijos

Bruna Almeida Rolemberg disse...

Concordo plenamente.
Mas tem pessoas que já opinam de uma forma que com certeza vai gerar confusão.
OPINAR é uma coisa agora FALTA DE EDUCAÇÃO é outra.
Arrasou!

Beijos

Valéria disse...

Oi Jaque!
Assino embaixo! Anonimato não gosto nem para elogios quanto mais para criticas.rsss
Ainda não me aconteceu, mas sei que não estou livre e acho de uma grosseria sem tamanho.
Beijinhos e uma ótima semana!

Socorro Melo disse...

Oi,Jaque!

É chato e irritante mesmo, e com certeza esse procedimento é de pessoas sem noção, mal educadas, e covardes, pois, escondem-se por trás do anonimato. Infelizmente a mediocridade permeia as redes sociais.
Mas, o melhor é não dá atenção, exclui os comentários, a melhor resposta, é o silêncio.

Beijos :0)
Socorro Melo

She disse...

Oi minha Linda!
Vim deixar beijinhos e te dizer que algumas pessoas provocam o dom em mim do desejo de mandar ir à M. Quando é a falta de educação ou respeito que imperam eu tenho mesmo vontade de mandar de um jeito bem sonoro...kkkk :P Beijo, beijoooooo
She

Micha Descontrolada disse...

respeito é a base de tdo, né?
ótimo post.

Beijosssssssssssssssss
┌──»ʍi૮ђα ツ

Van disse...

Jaque, toda vez que vou ao Centro passo pelas escrituras do Profeta Gentileza... uma coisa muito interessante na vida dele, é que ele era um cara rico, mas por conta de uma tragédia que aconteceu, abriu mão de tudo para distribuir essas palavras de carinho e gentileza por aí...
Eu penso que tudo o que a gente escreve está sujeito a receber qualquer tipo de comentário... eu aquo que justamente por eu pensar assim, nunca recebi comentários de anônimos... muito menos faltando o respeito comigo. Sempre mantive o respeito nos comentários que fiz... mas sempre tem um espírito de porco pra estragar tudo, né?!
Beijinhos, adoro você!

Menina. disse...

Vim conhecer eu cantinho e espero que goste do meu! Gostei do seu jeito de escrever. Espero que goste do nosso tema! Com carinho, Menina!

Luma Rosa disse...

Por essas e outras que não aceito comentário anônimo no blogue, mas é fácil criar um perfil falso no google e sair comentando. Isso já aconteceu no "Luz", mas as pessoas pensam que não serão descobertas, que a internet é um território sem lei... bobinhos! A internet é como a vida fora dela. Se você não se apresenta legal, dependendo do lugar, você não entra. E se comportar errado, pode ser expulso. Também sei que conselhos, só escuta quem não precisa deles :)
Hehehehe... a inveja também existe na blogolândia e vira e mexe, os blogues estão nas conversas privadas. Infelizmente Jaque, se a mãe não educou, nós não conseguiremos.
Bom fim de semana!! Beijus,

Taís disse...

Xii menina eu tive um problema desses há cerca de um ano no meu blog. Mas eu sabia ou ao menos tinha uma noção de quem fosse. Tanto que depois até troquei de endereço, não queria alimentar isso.
Mas fico pensando que a convivência no "real" com esse tipo de gente deve ser horrivel!
Nem sei mais se hoje em dia temos essa diferenciação de real ou virtual, eu pelo menos não tenho. É tudo minha vida igualmente. Assim imagino que do msm jeito que as pessoas são na internet, são também fora dela.
Tem gente que não vale a convivência em nenhum lugar...
bjos

Dani Neri disse...

Eu amo a versão q a Marisa Monte fez para a música "Gentileza" inspirada nele!!
=)
Eu fui num show dela e ela cantou, foi emocionante!

Bjooooo